quinta-feira, 30 de junho de 2011

Coleção x arquivo pessoal


A organicidade, ou relação orgânica dos documentos, é a principal diferença entre o arquivo pessoal e a coleção. Enquanto que na coleção, os documentos são provenientes de fontes diversas, sem relação com atividades de quem os arquivam e mantém sob sua custódia, o arquivo é um conjunto de documentos organizados e armazenados que têm relação com alguma função exercida por quem os guarda.
Nos arquivos pessoais normalmente são encontrados fotos de famílias, documentos relacionados a viagens, cerimônia e eventos no qual a pessoa que mantém aqueles documentos participou. Os arquivos pessoais também podem possuir documentos de função administrativa, financeira, fiscal, jurídica, para a pessoa que arquiva. Por exemplo, uma cópia de um processo em que a pessoa seja parte, ou comprovantes de pagamentos de contas, ou convites para participar de eventos que estão para acontecer.
A tipologia documental nos arquivos pessoais está relacionado a função do documento para a pessoa que o mantém sob sua guarda, tal como seu trâmite, da origem até a destinação final.
Por fim, é importante ressaltar que uma instituição pública que recebe documentos que não estão relacionados a aquela instituição, não constituindo documentos de fundo desta, mas de outra pessoa, devem ser mantidos separados dos demais documentos, seguindo o princípio do respeito aos fundos nos arranjos documentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário