sexta-feira, 15 de abril de 2011

Prova Final: Vídeo aula sobre modalidades de licitação


Trago para vocês mais uma vídeo aula super interessante e até mesmo bastante divertida sobre MODALIDADES DE LICITAÇÃO, do programa da TV JUSTIÇA, o PROVA FINAL, ministrada pelo professor da rede FLG, Alexandre Mazza. Diz o artigo 22 da lei 8666/1993 o seguinte:

"Art. 22.  São modalidades de licitação:
I - concorrência;
II - tomada de preços;
III - convite;
IV - concurso;
V - leilão.
§ 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
§ 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
§ 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.
§ 4o  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.
§ 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação." 


Na aula, o professor irá comentar esses dispositivos da lei. Além dessas modalidades, há também o pregräo, introduzida pela lei 10520/2002, mas sobre ela há uma video aula específica que postarei mais adiante.
Confiram a aula!



Fonte: http://prova-final.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário