quarta-feira, 6 de julho de 2011

Resposta ao DESAFIO PALADARQ: 'Anotações de Bin Laden'


NOTÍCIA DA G1

“Duas páginas de caderno com anotações feitas à mão, obtidas pela BBC, podem ajudar a revelar o modo de pensar do líder da rede terrorista da al-Qaeda, Osama Bin Laden, morto em maio deste ano durante uma operação militar norte-americana.
As folhas de papel teriam sido encontradas em um cômodo ao lado do quarto de Bin Laden, no complexo onde ele vivia, em Abbottabad, no Paquistão.
A autenticidade do material não pode ser verificada, mas especialistas acreditam que as anotações feitas com caneta vermelha seriam o rascunho de um discurso ou de uma declaração de Bin Laden, indicando que o líder da al-Qaeda modificava e reescrevia seus textos diversas vezes.
Mesmo com alguns trechos borrados por água e com frases inteiras rabiscadas, é possível ler no texto referências à mudança climática e às enchentes na Arábia Saudita, assuntos mencionados por Bin Laden em discursos no passado.”


RESPOSTA AO DESAFIO:
De acordo com a autora Luciana Duranti (DIPLOMÁTICA – USOS NUEVOS PARA UMA ANTIGUA CIENCIA - Cap. 1), os documentos diplomaticamente autênticos são aqueles que foram escritos de acordo com o tempo e lugar indicados no texto e assinados pelas pessoas juridicamente competentes para a sua criação. A autenticidade diz respeito à veracidade dos elementos físicos (suporte, meio de fixada da mensagem no documento) e caracteres extrínsecos do documento (sinais de validação, selos, núemros de registros, timbres, etc). A própria notícia diz que não é possível verificar a autenticidade do documento, mas dá para comprovar a validade de certos elementos físicos do documento, como o suporte e formato. São folhas que provavelmente foram destacadas do mesmo caderno, visto que o borrão deixado pelo liquido é simétrico quando as folhas são colocadas lado a lado. É possível especular sobre a caligrafia, estupular a data em que teria sido escrita, mas não é possível ir muito além disso.
Quando a veracidade, essa é ainda mais difícil de ser verificada, pois diz respeito à verdade dos elementos internos (intelectuais) do documento, a informação contida na mensagem. Mesmo que o que esteja escrito sejam assuntos típicos dos discursos de Bin Laden, não é possível afirmar a veracidade das informações.
O emissor da mensagem é Bin Laden, mesmo tendo ele ditado o texto à sua filha, porque é dele a mensagem e é ele quem a usaria em suas atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário