quinta-feira, 5 de maio de 2011

Têm MUITAS irregularidades em licitatações pelo Brasil a fora!


Irregularidades em processos licitatórios foram encontrados em nada menos que 95% das prefeituras brasileiras fiscalizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU). As irregularidades mais comuns são:

1-     Dispensa indevida de licitação;

2-     Uso de uma mesma licitação para contratação de diversas obras;

3-     Montagem indevida do processo licitatório, desrespeitando a ordem das fases do processo (já apresentadas em post anterior) e o trâmite dos documentos;

4-     Vínculo familiar entre o licitante e o prefeito.

A CGU realizou fiscalização da aplicação de R$ 860 milhões em 60 municípios sorteados e constatou, além das fraudes em licitações, que ocorreram em 57 deles, também desvios de recursos e equipamentos, prática de “sobre preço” (super faturamento) e pagamentos por serviços não realizados, entre outros problemas. A fiscalização em campo foi feita entre outubro e dezembro de 2009.

É possível ter acesso aos relatórios de fiscalização da CGU realizados em municípios sorteados pelo Programa de Fiscalização por Sorteio, que acontece desde 2003 e já chegou a 1.761 municípios, 31,64 % dos municípios brasileiros, fiscalizando recursos totais da ordem de R$ 12,1 bilhões.

O link para acessar esses relatórios é o seguinte: http://www.cgu.gov.br/sorteios/index1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário